Política

Alexandre Lote reeleito na presidência da Federação PS da Guarda

Alexandre Lote (ps)
Escrito por Efigénia Marques

Alexandre Lote foi reconduzido na presidência da Federação do Partido Socialista (PS) da Guarda, cujas eleições decorreram na sexta-feira.
O único candidato ao lugar foi reeleito com 494 votos favoráveis, 19 votos brancos e 10 nulos. Estavam em condições de votar 892 militantes. A O INTERIOR, o também vice-presidente da Câmara de Fornos de Algodres disse terem sido resultados «positivos tendo em conta que se tratava de uma lista única» a sufrágio. Neste segundo mandato, o líder socialista quer cumprir o programa eleitoral apresentado aos militantes e que assenta em três pilares: «Mobilizar o partido, o que passa por termos estruturas eleitas em todos os concelhos do PS, do Departamento das Mulheres Socialistas e da Juventude Socialista. Posteriormente, projetar o distrito e para isso iremos rapidamente colocar em funcionamento um gabinete de estudos a que damos o nome de “Transformar a Guarda”. E iremos obviamente monitorizar e seguir a concretização das medidas e projetos que o Governo do PS apresentou para o distrito», compromete-se Alexandre Lote.
Quanto às próximas eleições autárquicas, agendadas para 2025, e à possibilidade de recuperar algumas autarquias no distrito que o partido perdeu no ano passado, o dirigente diz que «a estratégia passa por conseguirmos concretizar a moção que apresentamos ao Congresso. Estou convencido que se o fizermos estaremos mais perto de ter melhores resultados em 2025». De resto, «se concluirmos as medidas que apresentamos aos eleitores» e «apresentarmos programas condizentes com aquilo que são as necessidades das pessoas de cada um dos concelhos, estaremos mais perto de ter um bom resultado», acredita Alexandre Lote. Fornos de Algodres (com 102 votos), Guarda (68) e Seia (61) foram os concelhos onde o líder reeleito recolheu maior votação. O XXIIIº congresso federativo está agendado para dia 19 deste mês, em Trancoso.

Vítor Pereira continua na Federação de Castelo Branco

Também a Federação do PS de Castelo Branco foi a eleições com lista única, encabeçada por Vítor Pereira. O presidente da Câmara da Covilhã foi reeleito para um segundo mandato com um total de 452 votos, que correspondem a 93,39 por cento dos socialistas votantes. Registaram-se ainda 24 votos brancos e 8 nulos. Covilhã (254), Castelo Branco (71) e Sertã (30) foram os concelhos onde Vítor Pereira conseguiu maior votação. No que respeita à presidência da Federação Distrital das Mulheres Socialistas, Joana Bento, também candidata única, foi eleita com 130 votos, 33 votos brancos e um nulo, num total de 164 votantes.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply