Sociedade

Há dois anos que ULS da Guarda vai a casa dos utentes

Escrito por Efigénia Marques

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda celebra dois anos de existência esta sexta-feira. Desde 2021 que as equipas se dirigem a casa das pessoas para facultar os tratamentos necessários.
Neste período estiveram internados «276 doentes com patologia médica e do foro cirúrgico, principalmente doenças infeciosas e agudização de patologia crónica», segundo refere a ULS em comunicado. A Unidade de Hospitalização Domiciliária surgiu como uma «alternativa ao internamento convencional», uma vez que a equipa da ULS da Guarda proporciona «assistência clínica de modo contínuo e coordenado aos doentes que cumprem os critérios clínicos, sociais e geográficos» que os permitem ter acesso à Hospitalização Domiciliária, junto das famílias. A equipa é constituída por «um médico, seis enfermeiros, assistentes operacionais, farmacêuticos, assistente social, nutricionista e psicóloga».
Segundo o estudo organizado pela ULS guardense, até ao momento «85,1 por cento dos inquiridos referiu sentir-se “Totalmente Satisfeito” com a prestação da Unidade de Hospitalização Domiciliária e 97,7 por cento das pessoas recomenda o serviço a alguém próximo».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply