«Na manhã do domingo de 17 de Novembro de 2019, vamos plantar 1000 árvores numa das zonas atingidas pelos incêndios de 2017 na Mata Nacional da Covilhã».
O anúncio é da associação Guardiões da Serra da Estrela, que pretende reabilitar a área «degradada» da Serra da Estrela e «reconvertê-la num bosque de espécies autóctones».Para completar o objetivo que se propõe, a associação apela à participação de voluntários na iniciativa, que afirma que «exige muitos recursos humanos».
Os ambientalistas salientam que, devido à chuva que se tem feito sentir, «o solo está mais fácil de cavar», fazendo desta época a ideal para reflorestar a Serra da Estrela, até pelo facto de as jovens árvores beneficiarem da abundância de água no inverno. Este facto permite-lhes «desenvolver as suas raízes de forma a chegarem às reservas de água no subsolo e assim conseguirem sobreviver no período de seca do Verão», explicam os Guardiões.
O plano das entidades organizadoras é sair da Covilhã, pelas 9h30 da manhã de domingo, rumo ao Largo da Rosa Negra, na Serra da Estrela, e pôr mãos à obra. No fim dos trabalhos haverá um almoço convívio oferecido pela organização, com uma opção vegana. Por esta razão pede-se aos voluntários que se inscrevam através do e-mail clinicaveterinariadacovilha@gmail.com ou telefone 275 325 755. Mais informações sobre a ação estão disponíveis na página de Facebook dos Guardiões da Serra da Estrela.