A pedovia/ ciclovia da Guarda terá nove quilómetros ao longo da VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), numa primeira fase, e vai ligar todos os bairros da cidade. O projeto dos arquitetos João Marujo e Carla Madeira foi apresentado no passado dia 21 numa sessão das “Conferências da Guarda” dedicada à “Mobilidade Urbana Sustentável”.
Este corredor com três metros de largura terá início na rotunda dos Bombeiros e terminará na rotunda do Bairro de São Domingos, num investimento superior a um milhão de euros. Haverá ligações ao IPG, Parque da Saúde, aos bairros das Lameirinhas, Torrão, Sra. dos Remédios, Alfarazes, Pinheiro, Guarda-Gare, bem como ao Parque Urbano do Rio Diz e ao parque industrial. «É um percurso com uma orografia bonita e mais suave para as pessoas possam ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, porque o conceito é proporcionar mobilidade sustentável à cidade», disse o autor na apresentação do traçado. Para evitar os atravessamentos da VICEG serão utilizadas passagens inferiores já existentes, mas também a ponte pedonal de São Miguel, que «não tem atualmente grande utilidade», disse João Marujo.
Para Álvaro Amaro, trata-se de um projeto «muito reformista, creio que muito importante numa cidade que não é propriamente muito plana, mas importa atuarmos no sentido de facilitar essa mobilidade e fazê-lo do modo sustentável». O projeto teve também o apoio do secretário de Estado da Mobilidade, José Gomes Mendes, que sugeriu uma candidatura ao financiamento da rede nacional de ciclovias lançada pelo Governo e que já terá financiamento em 2019. Até lá, o presidente do município adiantou que a pedovia/ ciclovia vai ser candidatada a fundos comunitários e será concretizada até 2021. Durante esta conferência foram abordadas temáticas como “Dos territórios sociais da mobilidade ao desenho dos modos suaves” e “Uma análise prospetiva sobre a reorganização do trânsito e estacionamento na cidade da Guarda e do Plano Rodoviário Municipal 2040”, que tem um custo associado da ordem dos 12 milhões de euros.
Guarda vai ter ciclovia ao longo da VICEG
Corredor com três metros de largura vai ligar todos os bairros da Guarda para que as pessoas possam ir a pé ou de bicicleta para o trabalho a partir de 2021