De 26 a 28 de abril, a Guarda vai receber a 10ª edição do concurso internacional “Portugal Wine Trophy”, em que 80 jurados de várias nacionalidades avaliarão cerca de 2.000 vinhos de todo o mundo.
A iniciativa terá lugar na galeria de arte do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e resulta de uma parceria entre a Deutsche Wein Marketing (DWM), o município da Guarda e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sob a insígnia da OIV – International Organisation of Vine and Wine. Durante três dias, os vinhos serão avaliados por enólogos, “sommeliers”, “masters of wine”, comerciantes experientes, viticultores, jornalistas, entre outros, havendo em competição néctares tintos, brancos, rosés, verdes e espumantes. O presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, já desejava trazer o evento à cidade mais alta desde 2019, mas a sua organização foi dificultada pela pandemia e também pela «forte concorrência» de outras zonas do país. Porém, mesmo com os contratempos, Rodolfo Queirós afirma que «a Beira Interior é uma região com sítios e lugares fantásticos e com um potencial muito grande e este evento é uma forma de alavancarmos a marca dos vinhos da Beira interior, que tem muita qualidade».
O “Portugal Wine Trophy” começou em Vila Nova de Gaia (2014) e desde então a organização tem tentado realizar o concurso numa área vitivinícola nacional diferente a cada dois anos. Na apresentação do evento, realizada na segunda-feira, o diretor de operações da DWM, justificou a escolha da Guarda porque «Rodolfo Queirós veio até nós e disse que estava interessado em organizar o evento. Depois de eu ter visitado a região, senti de imediato a paixão que as pessoas da Beira Interior têm sobre o vinho, sobre os seus vinhos fantásticos e o desejo do evento ser feito aqui. Também encontramos ótimos parceiros, em quem confiamos, o que é muito importante».
O concurso vai ser complementado com roteiros pelas adegas e produtores da região, cujos vitivinicultores vão beneficiar de condições especiais de participação.
São esperadas centenas de pessoas para estes três dias do “Portugal Wine Trophy”, com o presidente da Câmara da Guarda a assegurar que a cidade tem capacidade hoteleira para o evento. «No entanto, para futuras iniciativas a Guarda precisa cada vez mais de aumentar a sua capacidade hoteleira», declarou Sérgio Costa.