Sociedade

Guarda é a 49ª melhor cidade para viver, visitar e fazer negócios

Escrito por Jornal O Interior

A Covilhã ocupa a 43ª posição do ranking da consultora Bloom Consulting e lidera o ranking da Beira Interior

O ranking divulgado pela empresa Bloom Consulting, que analisa a força das marcas dos 308 municípios do país, relativamente a dimensões de negócios, turismo e qualidade de vida, classifica a Guarda como a 49ª melhor cidade para viver. A liderança pertence aos municípios de Lisboa (em primeiro lugar), Porto (segundo) e Cascais (terceiro).
Esta é uma avaliação feita aos munícipios que considera a percepção tida pelo público relativamente aos territorios avaliados. «Quando falamos de marca falamos da perceção que existe sobre o município. Ou seja, quando falamos em Oeiras, por exemplo, pensamos em negócios, quando falamos em Albufeira pensamos em turismo e essa é a marca que temos de cada um. Quando pensamos na Nazaré pensamos em surf e por aí fora, ou seja, é a marca enquanto perceção existente na cabeça de cada turista e de cada morador ou empresário», explica Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Consulting em Portugal. O ranking da região Centro é liderado por Coimbra, seguida de Aveiro no segundo lugar e Leiria na terceira posição, num total de 100 munícipios. A Covilhã é oitava nesta classificação regional (subiu duas posições) e 43ª em termos nacionais, sendo, pelo sexto ano consecutivo, a cidade das Beiras e Serra da Estrela melhor classificada para viver, visitar e fazer negócios.
A seguir vêm a Guarda em 11º (manteve posição do ano transato), Castelo Branco em 13º (desceu cinco posições relativamente ao ano passado) e o Fundão em 21º (manteve a posição). A qualidade de vida é a dimensão mais bem cotada da cidade mais alta (10º lugar), seguindo-se a classificação de 12º nos negócios e a 14ª posição relativamente ao turismo. Relativamente aos restantes concelhos do distrito, o ranking da região centro coloca Seia em 21º lugar, Gouveia em 51º, Sabugal em 52º e Trancoso em 55º. Surgem ainda Manteigas na 61ª posição, Mêda em 71º, Pinhel em 74º, Celourico da Beira em 83º. Figueira de Castelo Rodrigo encontra-se na 87ª posição, seguido de Almeida (90º), Fornos de Algodres (em 94º) e Aguiar da Beira em 95º. Vila Nova de Foz Côa, munícipio incluído no ranking da região norte ocupa a 66ª posição.
Esta é a sexta edição do City Brand Ranking©, que tem mostrado inalterada a liderança de Lisboa desde o primeiro ano de publicação. Nesta sexta edição, o estudo destaca no Top 10 nacional, além de Lisboa, Porto e Cascais, os concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia (por esta ordem). O Ranking da Bloom Consulting, consultora especializada em “branding” territorial, analisa a força das marcas dos municípios segundo critérios relativos a exportações, investimento, turismo, proeminência e talento, avaliando a relação destes critérios com os diferentes públicos-alvo e respectivas necessidades. São também contabilizados indicadores dos meios de divulgação online (nomedamente páginas web dos munícipios e redes sociais), como forma de avaliar a percepção do público acerca dos concelhos avaliados.
De um modo geral, os munícipios do Centro de Portugal «apresentaram em média uma variação posistiva na atração de interesse proativo», tendo registado «uma subida de 23% nos negócios, 9% no talento (viver) e 15% no turismo».

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply