A EDP, a Altice e a Beiragás inauguraram hoje, na Plataforma Logística da Guarda, as novas infraestruturas de energia e comunicações que vão servir o concelho. O investimento ultrapassa os 10 milhões de euros.
O programa iniciou com a inauguração da subestação da Guarda da EDP, em Casal de Cinza, bem como das novas linhas elétricas de alta e média tensão, num investimento global de 9,5 milhões de euros. A nova subestação da empresa em Casal de Cinza corresponde a um investimento de 2,5 milhões de euros e o da rede elétrica a 7 milhões de euros. A rede abarca 34 quilómetros de linhas de alta tensão e 12 quilómetros (na sua maioria subterrâneos) de linhas de média tensão. De seguida foi inaugurada a infraestrutura de fibra ótica da Altice na zona da plataforma logística, que possibilitará o aumento da velocidade de transmissão da informação digital naquela área. O investimento anunciado integra o projeto da Altice para o maciço central da Serra da Estrela, que cobre vários municípios num total de aproximadamente 70 por cento de rede de fibra ótica. Na sessão foram assinados dois protocolos, um dos quais prevê a substituição das antenas de telecomunicações na área da Torre de Menagem, num acordo que foi assinado pelo município, MEO e EDP Distribuição. O segundo contou com a assinatura da Beiragás e prevê a ligação da rede de gás natural aos loteamentos da plataforma logística da Guarda.
A iniciativa contou com a presença do secretário de Estado da Energia, João Galamba, do presidente do Conselho Administração – Beiragás Grupo Galp Gás Natural Distribuição, Gabriel Sousa, do administrador executivo do Grupo EDP, João Marques da Cruz, do presidente do Conselho de Administração, João Torres, do presidente executivo da Altice – Portugal, Alexandre Fonseca.