Sociedade

Governo vai baixar portagens durante três meses em 2023

All Focus
Escrito por Efigénia Marques

No primeiro semestre do próximo ano, o Governo já estabeleceu como objetivo «reduzir o valor das portagens» e «aumentar a oferta de transportes públicos» nos territórios de baixa densidade através do programa “Trabalhar no Interior”.
A novidade foi revelada na segunda-feira pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante uma visita a Ponte de Lima, onde disse que «a mobilidade é um problema grande» destas regiões devido «à falta de transportes públicos». Em declarações à TSF, a governante explicou que a ideia é «no primeiro trimestre de 2023 trabalhar num programa integrado em que combinemos a redução dos preços das portagens e com o aumento da oferta de transportes coletivos nestes territórios para diminuir o uso de transporte automóvel». Segundo Ana Abrunhosa, os programas de transportes públicos que existem atualmente «não têm capacidade para servir o interior do país», sendo necessário «fazer adaptações».
O programa “Trabalhar no Interior”, em que estão incluídas as medidas da redução das portagens e do aumento da oferta de transportes públicos, tem como objetivo «contribuir para a solução dos desafios demográficos através de medidas dedicadas à criação de melhores condições de empregabilidade e incentivo à mobilidade profissional».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply