Foi assinado na sexta-feira o auto de consignação da empreitada da segunda fase das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Sé, na Guarda. Os trabalhos foram adjudicados pela autarquia à empresa Edibeiras, estando previsto um investimento de quase 1,7 milhões de euros, financiado a 85 por cento no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Com um prazo de execução de 550 dias, a empreitada vai englobar obras em praticamente todo o bloco escolar ao nível do alargamento de portas (para acesso a pessoas com mobilidade condicionada), pavimentos, pinturas interiores, supressão de rampas, requalificação dos espaços da cozinha, refeitório e bar. A intervenção contempla também a construção de um novo pavilhão desportivo coberto, que será edificado no espaço das atuais oficinas.
«Melhorar as condições de alunos, professores e funcionários» é o principal objetivo desta requalificação, disse o diretor do Agrupamento, David Gonçalves.
O responsável acrescentou que a realização das obras é «bem recebida pela comunidade escolar e irá satisfazer todas as preocupações ao nível da segurança, bem-estar e no que tem a ver com os problemas de estacionamento, uma vez que não é aconselhável ter viaturas estacionadas no próprio recinto da escola». Atualmente, o estabelecimento de ensino é frequentado por cerca de 800 alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade. Na cerimónia, o presidente da Câmara, Sérgio Costa, fez questão de afirmar que o município vai «antecipar de imediato» a parte do estacionamento destinado à comunidade escolar, salientando que será também iniciada a preparação de uma terceira fase das obras para «ultrapassar outras debilidades que têm que ser resolvidas».
O autarca adiantou que a intenção é «projetar a terceira fase ao mesmo tempo que é desenvolvida a segunda para apresentar uma candidatura ao próximo quadro comunitário de apoio». Para essa intervenção ficarão as obras a realizar no edifício da secretaria e entrada principal da escola, a requalificação do atual pavilhão desportivo, a construção de um novo salão de convívio e o arranjo paisagístico exterior.
A primeira fase das obras na Escola Básica e Secundária da Sé, no valor de 823 mil euros, ficou concluída em 2020, e também foi concretizada com o apoio de fundos comunitários. Centrou-se na melhoria do conforto térmico, eficiência energética e acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.