Sociedade

Doentes não urgentes nas Urgências reencaminhados para centros de saúde

21674997129 Fa99d7d4d3
Escrito por Efigénia Marques

Os doentes triados com senha azul ou verde nas Urgências hospitalares vão ser reencaminhados para os cuidados de saúde primários.
A decisão consta de uma circular que vai ser emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e foi revelada pelo presidente deste organismo na passada quinta-feira. Victor Herdeiro participava na sessão de perguntas e respostas de um painel no fórum anual do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), organizado pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Comissão Europeia, em Lisboa, onde destacou a importância de atenuar a afluência de doentes não urgentes às Urgências hospitalares. «É garantir que os doentes que são triados a verde ou azul nas Urgências possam ser reencaminhados para os cuidados de saúde primários. Portugal é conhecido por ter um acesso excessivo à Urgência de doentes não urgentes. Uma circular que vai sair agora da ACSS vai exatamente enquadrar este plano no sentido em que as pessoas sejam atendidas», declarou.
O responsável da ACSS destacou que «naturalmente, as pessoas que precisarem de ir às Urgências» poderão continuar a fazê-lo, mas defendeu a importância de «aprofundar» a relação, «que já existe», entre unidades hospitalares e cuidados de saúde primários. «A expetativa é que até ao final do ano já se consiga sentir essas alterações e no ano seguinte se sinta de uma forma mais intensa», disse Victor Herdeiro.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply