Sociedade

Congresso de Proteção Civil e Media esta quarta-feira no IPG

Escrito por Luís Martins

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organiza esta quarta-feira o Congresso Internacional de Proteção Civil e Media, que tem início pelas 10 horas.

Os problemas da Proteção Civil em Portugal, a gestão da comunicação em situações de crises e a dicotomia entre a segurança interna e os media são os temas em debate no auditório dos Serviços Centrais do IPG. «A proteção de pessoas e bens é uma forma de defesa importante da população. Trata-se de uma área fundamental para a minimização dos riscos naturais, tecnológicos, sociais e ambientais, na prevenção ou resposta a catástrofes e acidentes graves. A proteção das comunidades deve basear-se em diferentes planeamentos e prevenção de riscos. A comunicação pública, através dos media, é uma aliada fundamental na sensibilização das populações e na divulgação de formas de atuação, face a catástrofes e emergências», refere a organização.

A investigação criminal, a gestão de desastres e a história das catástrofes são outros temas que irão ser tratados por investigadores de referência a nível mundial, entre outros, como o espanhol Gabriel Galdón López, professor catedrático jubilado da Universidade de San Pablo CEU; ou Olinda Suárez de Navas, professora da Universidade Grendal, em Miami, na Flórida, que irá fazer uma análise comparativa da proteção civil entre Portugal e os Estados Unidos da América. Já António Bento Gonçalves, da Universidade do Minho, irá apresentar novos dados sobre o impacto das mudanças climáticas na gestão dos incêndios florestais. A sessão de encerramento do congresso contará com a participação da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, pelas 17 horas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply