Sociedade

Cinco homenageados no Dia da Cidade

Escrito por Luís Martins

A Câmara da Guarda vai distinguir cinco personalidades com a Medalha de Mérito do Município, grau prata, no Dia da Cidade, que se celebra a 27 de novembro.
A proposta de condecorações foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo de segunda-feira e dela consta o professor António José Dias de Almeida, Rosa Antunes, elemento do “Conjunto Rosinha”, do Centro Cultural da Guarda, e divulgadora da cultura popular; o padre Eugénio da Cunha Sério (a título póstumo), diretor do jornal “A Guarda” e da Casa do Gaiato; o empresário José Pires Freire, proprietário da última fábrica de cobertores de papa de Maçainhas, encerrada em 2017; e o ciclista David Rodrigues, da equipa profissional RP Boavista. Quanto às comemorações dos 819 anos da cidade mais alta ficarão marcadas pela inauguração do novo quartel dos bombeiros de Famalicão da Serra. A obra custou cerca de 620 mil euros, financiados a 85 por cento por fundos comunitários, e tinha sido lançada pelo primeiro-ministro António Costa a 18 de abril de 2017. A cerimónia está marcada para as 12h15 e conta com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que também participará na sessão solene do Dia da Cidade (10h45).
As comemorações do aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I prosseguem com as inaugurações de uma nova secção no Campus Internacional de Escultura Contemporânea, da rotunda da Dorna e da requalificação dos edifícios municipais da Rua dos Cavaleiros. Pelas 17h15 será assinada a consignação da obra de requalificação da Torre dos Ferreiros. Às 18h30 será ligada a iluminação natalícia e à noite há um concerto de Áurea no TMG, onde será assinado um protocolo de cooperação entre o município e a Orquestra Filarmónica Portuguesa. O programa comemorativo tem início no dia 24 e inclui diversas atividades culturais e desportivas.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply