A Câmara da Guarda e a Cooperativa Agropecuária do Concelho da Guarda – AgroGuarda assinaram, na segunda-feira, um protocolo para a criação de um Centro Operacional Agrícola que se destina a comercializar os produtos produzidos localmente.
Durante a cerimónia, Sérgio Costa, edil guardense, revelou que o objetivo deste espaço é a «valorização dos produtos agrícolas, dando prioridade aos alimentos mais saudáveis e mais biológicos. Queremos que seja também um espaço de socialização intergeracional». O Centro Operacional Agrícola é para «todos os produtos e para todos» os produtores, acrescentou. «Cabe a partir de agora à AgroGuarda a dinamização do espaço, na salvaguarda da comercialização e da armazenagem, sempre com todos os produtos e com todos os agricultores do nosso concelho, porque este Centro será a casa de todos os agricultores do concelho», vincou Sérgio Costa. O autarca independente justificou o investimento dizendo que «a agricultura é uma das bases de sustentação da nossa economia e Portugal foi esquecendo muito isso ao longo dos anos. Temos muitos produtores na Guarda que têm esta necessidade, que não sabem como escoar esses produtos. E com esta parceria com a AgroGuarda, existindo aquele espaço é naturalmente uma mais-valia para os agricultores poderem escoar os seus produtos», acrescentou.
Já o presidente da AgroGuarda, Jorge Godinho, revelou que o Centro Operacional Agrícola terá um espaço de frio para armazenagem e um pequeno espaço de comércio, mas garante que o objetivo deste serviço «não é competir com a praça municipal ou outros comerciantes», mas sim permitir aos restaurantes ou cantinas da cidade «comprar um produto direto ao produtor». Na sessão também marcou presença a diretora regional adjunta da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Vanda Batista, que considerou que este é um exemplo de «sinergia e complementaridade de ação. E muitas vezes o que nós precisamos é estas estratégias conjuntas para potenciarmos as valências de cada um». O projeto vai ocupar um pavilhão localizado na Plataforma Logística, cedido pela autarquia, com uma área total de cerca de 1.300 metros quadrados.
Centro Operacional Agrícola da Guarda comercializa produtos locais
Espaço irá abrir ao público ainda no mês de maio num pavilhão localizado na plataforma logística