Sociedade

Câmara com novas chefias de divisão

Escrito por Efigénia Marques

Depois de ter sido publicada em “Diário da República”, no final de maio, a reestruturação dos serviços da Câmara da Guarda, Sérgio Costa fez uma autêntica revolução nas respetivas chefias.
Ao que O INTERIOR apurou, algumas nomeações apanharam todos de surpresa, sendo que o mandato dos novos chefes de divisão é temporário e vigora até à entrada em funções dos dirigentes definitivos selecionados através de concursos públicos a lançar no prazo de 60 dias.
Em maio, o presidente da autarquia tinha dito que a publicação no “DR” permitia iniciar as alterações recomendadas pela consultora Deloitte, entre as quais a mudança de dois terços das chefias. Tarefa que seria feita ao longo das próximas semanas de forma «serena e tranquila». Quinze dias depois foram nomeados, em regime de substituição, Sérgio Cruz, psicólogo, para a Divisão Administrativa e de Recursos Humanos; Horácio Braz, ex-chefe de divisão dos SMAS, para as Obras Públicas, Equipamentos e Infraestruturas; Pedro Lopes para a área de Saúde e Desporto; Lina Nunes, para a divisão de Economia e Turismo; e Rui Melo, técnico superior da Direção Regional de Agricultura, assumirá funções no Ambiente, Jardins, Limpeza, Águas e Saneamento. Já Leonel Grilo será responsável pela nova divisão de Planeamento e Gestão Urbanística, enquanto Alfredo Madeira foi reconduzido na Educação, Intervenção Social e Juventude, entre outros.
A autarquia terá também uma Divisão Financeira e Aprovisionamentos de que não foi ainda revelado o nome do responsável.
A Divisão de Cultura terá também novo responsável, mas, para já, será a vice-presidente da Câmara, Amélia Fernandes, a assumir a coordenação de toda a atividade cultural do município. Sem chefe de Divisão (Alexandra Isidro foi informada que seria substituída), com o Diretor do Museu, Thierry dos Santos, demissionário, com o Coordenador e Programador do TMG, Vítor Afonso, a aguardar resposta ao pedido de desvinculação desde março, sem diretora da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (desde que Dulce Helena Borges se jubilou), e com toda a programação e atividades culturais a serem definidas à última da hora, esta será porventura a Divisão onde ainda reinam mais dúvidas e incertezas na nova orgânica definida por Sérgio Costa.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply