Sociedade

Bombeiros da Guarda doam ambulância para auxílio na Ucrânia

Bombeiros
Escrito por Efigénia Marques

Doar uma ambulância e material médico foi o gesto da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Guarda para com o povo ucraniano.
Segundo Carlos Gonçalves, presidente da instituição, a iniciativa solidária surgiu «no seguimento dos apelos, tendo a direção e o comando pensado em ceder este veículo que se encontra em condições de ajudar aquele povo tão massacrado e a sofrer neste momento na Ucrânia». O responsável acrescenta que a oferta da viatura foi possível após a aquisição de duas novas ambulâncias, uma através da consignação do IRS e do IVA por parte da população do concelho e outra com o auxílio da Câmara da Guarda. Esta ação surge também como «forma de homenagear os bombeiros ucranianos que tudo têm feito para fazer face ao socorro das pessoas que tanto sofrem com uma guerra que não queriam», sublinha ainda o dirigente.
A ambulância, bem como diverso material médico angariado, partiu este domingo para Óbidos, seguindo depois viagem até à fronteira com a Ucrânia. «Foi levada por uma transportadora até à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Óbidos, onde estão a ser reunidas várias ambulâncias cedidas por outras corporações, que depois irão em conjunto para a fronteira com a Ucrânia», refere Carlos Gonçalves. Entretanto, prossegue a recolha de bens essenciais com a participação dos bombeiros da Guarda: «Tem havido muita adesão da população. A recolha termina esta quarta-feira, dia em que uma transportadora levará todos os bens entregues pelos cidadãos de todo o distrito, que foram reunidos na Guarda», declara o presidente dos “soldados da paz” da cidade mais alta.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply