António Pissarra foi eleito Provedor do Estudante do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) por três votos nas eleições realizadas no passado dia 23 de abril.
O docente, que conseguiu 199 dos 556 votos validados, afirma estar «muito satisfeito com a confiança demonstrada pelos estudantes», que assegura ser «reflexo do trabalho feito por mim e pelas minhas colegas, em particular no que toca ao esclarecimento dos alunos». O novo provedor acrescenta que irá «fazer o melhor que puder, procurando ajudar e esclarecer os alunos da melhor forma, para que possam sair da instituição preparados para o mercado de trabalho». António Pissarra, que é professor na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, sublinha que «até hoje nunca tinha havido tantos estudantes a votar, foi um número sem precedentes». Apesar disso, a abstenção continua a ter uma grande percentagem. De acordo com o Provedor recém-eleito a data foi um factor decisivo: «Houve muitos alunos a faltar, em especial porque houve dias sem aulas e feriados, o que fez com que muitos optassem por nem sequer comparecer a semana inteira».
De acordo com o despacho n2 49/P.IPG/2019, publicado no site do Instituto Politécnico da Guarda, o número total de eleitores era de 2.838, mas apenas 556 alunos exerceram o seu direito de voto. Houve um total de oito votos em branco e sete nulos. Na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto a maioria dos votos foi para António Pissarra, que obteve 170 votos em 241 validados, enquanto Anabela Sardo conseguiu 48 e Helena Saraiva 16. Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão ganhou Helena Saraiva com 99 votos, num total de 120 alunos votantes. Anabela Sardo foi a candidata mais votada na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, onde lecciona, totalizando 93 votos, e na Escola Superior de Saúde, com 49 votos dos 98 concretizados nas urnas. Nesta escola António Pissarra obteve 16 votos e Helena Saraiva 30.
Contactada por O INTERIOR, Helena Saraiva não quis prestar declarações relativamente aos resultados. Já Anabela Sardo afirmou ter ficado «muito satisfeita com o meu resultado e penso que tive uma boa votação». Acerca da calendarização das eleições, a professora da ESTH corrobora a tese de António Pissarra e considera que «a eleição não teve a representividade que devia, pois votaram poucos alunos. A data escolhida não me pareceu muito adequada, pois ficou muito próxima das férias da Páscoa e muitos alunos não estavam presentes». Entretanto, a candidata já felicitou o novo Provedor, «que, com certeza, irá desempenhar bem o seu papel». A tomada de posse ainda não tem data marcada, mas António Pissarra acredita que «não será um processo demorado».
António Pissarra é o novo Provedor do Estudante do IPG
Docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto foi eleito com 199 votos, num total de 556 votantes. Anabela Sardo foi a segunda mais votada com menos três votos. Em terceiro lugar ficou Helena Saraiva, que obteve 146 votos.