Sociedade

«A Rádio Altitude continua a significar muito para os guardenses»

Guardenses
Escrito por Efigénia Marques

Abílio Curto – Presidente da Câmara da Guarda (1976-1995)

“A Rádio Altitude faz parte do nosso património cultural, popular e social. É uma peça de um conjunto essencial à nossa cidade e uma referência enorme. Tive a felicidade de ser colaborador da Rádio Altitude durante vários anos e ali passei momentos inesquecíveis, nomeadamente por altura do 25 de Abril, em que vivi momentos de grande intensidade. Recordo o seu diretor Dr. Martins Queirós e uma pessoa que deu uma vida inteira ao Altitude, o “nosso” Antunes Ferreira. Ao longo destas décadas o Altitude não perdeu a sua identidade e, sendo hoje uma rádio privada, continua ao serviço das populações. Estes 75 anos de glória são a cereja no topo do bolo.”

Maria do Carmo Borges – Presidente da Câmara da Guarda (1995-2005)

“A Rádio Altitude tem 75 anos de existência, os mesmos que tenho de vida, e, por isso, é para mim uma data muito especial. Significa bastante na minha vida. Recordo-me dos discos pedidos e de outros programas da minha juventude, nos meus tempos de estudante. Lembro-me também das várias pessoas que passaram pela Rádio Altitude. Depois, enquanto autarca, tive o privilégio de contactar com vários e bons jornalistas que me obrigavam a trabalhar e a estar atenta a todos os assuntos que eram levantados. A Rádio Altitude continua a significar muito para os guardenses e por isso devemos preservá-la.”

Álvaro Amaro – Presidente da Câmara da Guarda (2013-2019)

“75 anos é uma vida. Ao longo das últimas décadas tenho acompanhado de perto o trabalho da Rádio Altitude e dos seus colaboradores. Têm contribuído para uma rádio importante para o concelho da Guarda, para o distrito, região e também para o país. Fruto da evolução tecnológica, muitas vezes o que se diz na Rádio Altitude é notícia no país no minuto seguinte. Digo com satisfação e até com vaidade, como homem da Guarda, que a Rádio Altitude soube acompanhar a evolução dos tempos, tornando-se uma referência. Tenho ouvido muitos comentários positivos sobre a Rádio Altitude, um exemplo da grande projeção da nossa rádio, permitam-me que diga assim.”

Carlos Chaves Monteiro – Presidente da Câmara da Guarda (2019-2021)

“Cresci a ouvir a Rádio Altitude. É uma história bonita que a Guarda pode contar ao país. Uma rádio que ousou, inovou, soube adaptar-se aos novos tempos e ocupa por direito próprio um lugar único e singular na história da comunicação social a nível local e nacional. O seu sucesso, a sua longa existência e exemplo, devem guiar-nos enquanto comunidade a prosseguir os ideais que, tanto no passado como no presente, se mantêm orientadores de uma sociedade próspera com uma comunicação social madura, isenta e progressista. É um motor de desenvolvimento protagonizado por todos desde a sua fundação, passando pelos que deram continuidade à rádio, até aos atuais colaboradores.”

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply