Sociedade

A Guarda já é o distrito com mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados

Escrito por Luís Martins

A Guarda é o distrito com mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados, de acordo com os Censos Sénior de 2023 divulgados esta sexta-feira. Este ano, a GNR sinalizou 5.477 casos, mais 234 que na operação do ano transato, quando foram identificadas 5.243 pessoas nessas condições.

A Guarda ultrapassou Vila Real, que é agora o segundo distrito com mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados (5.360), seguido de Viseu (3.528) e Faro (3.513). No distrito de Castelo Branco foram sinalizados 1.989 idosos. A nível nacional, a GNR contactou com 44.114 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança. São menos 397 que na operação realizada em 2022, que permitiu identificar 44.511.

Os Censos Sénior foram realizados durante o mês de outubro, em todo o território nacional, no âmbito do policiamento comunitário que se destina a garantir «um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança».

Para tal, a GNR realizou 304 ações em sala e 2.651 porta a porta, abrangendo um total de 24.978 idosos, que foram sensibilizados e alertados para «a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto», adianta a GNR.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply