Sociedade

5.243 idosos a viver sozinhos e/ou isolados no distrito da Guarda

Escrito por Luís Martins

Há. 5.243 idosos a viver sozinhos e/ou isolados no distrito da Guarda, de acordo com os dados da operação “Censos Sénior” realizada pela GNR durante o mês de outubro.

São mais 213 que no ano anterior, quando foram sinalizados 5.012. A Guarda continua a ser o segundo distrito do país com mais idosos sozinhos e/ou isolados, a seguir a Vila Real, onde há 5.353 pessoas a viver nessas condições. Em Viseu foram identificados 3.586 idosos, enquanto no distrito de Castelo Branco as autoridades registou 1.840.

Na edição de 2022 dos “Censos Sénior”, a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos. Este ano foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

«A GNR continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis», refere a GNR.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply