Até domingo, 18 de fevereiro, a Guarda Nacional Republicana vai realizar uma campanha de prevenção e sensibilização da «violência e todas as formas de agressão existentes em relações de namoro, especialmente entre os jovens» nas comunidades escolares – faixa etária em que estes «comportamentos são precoces e mais facilmente evitados no futuro».
Em semana festiva do dia dos namorados, a GNR tem o intuito de «alterar comportamentos e evitar que a violência se continue a repetir no futuro». Em comunicado, GNR afirma que pretendem «incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual».
No ano de 2023, no país, a GNR registou «1.497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias» e, desses casos, 434 vítimas tinham até 24 anos de idade. Falamos de mais 76 crimes de violência no namoro em comparação com o ano de 2022, quando foram registados 1.421 casos.
Com a ação de prevenção e sensibilização, a GNR pretende realçar a importância de «relações saudáveis, baseadas na autoestima, no respeito e na tolerância, que são pilares das relações de namoro».