Sociedade

10 destinos imperdíveis para conhecer na Europa

Ointerior Pt Europa Gp Ip 30052023 1 1
Escrito por Efigénia Marques

O continente europeu tem tantos destinos turísticos considerados imperdíveis que, às vezes, é difícil escolher para onde ir nas suas próximas férias. Uma boa ajuda para tomar essa decisão é inspirar-se no ranking Melhores Destinos Europeus, que já teve a belíssima cidade de Braga como vencedora em 2021.

A atual sondagem abrange cerca de 400 lugares imperdíveis na Europa e mais de meio milhão de votos de turistas com nacionalidade em 178 países. Desta vez, não há destinos portugueses no Top 10 (relacionados abaixo). Contudo, há duas regiões de Portugal entre os 20 destinos eleitos este ano: Porto Santo, na Ilha da Madeira (em 11º lugar) e Faial, nos Açores (em 13º lugar).

Antes de revelar quais são os 10 primeiros destinos da lista de 2023, cabe-nos fazer um importante lembrete aos leitores brasileiros desta página: antes de programar a sua próxima viagem à Europa, procure informar-se sobre a exigência da autorização eletrónica para turistas com direito a isenção de visto (saiba mais neste link: ETIAS 2024).

  1. Varsóvia, na Polónia

Varsóvia é a capital polaca e está localizada às margens do rio Vístula na Europa Central. A cidade ostenta impressionantes contrastes arquitetónicos que resultam de um processo de reconstrução após a segunda guerra mundial e a queda do comunismo. Hoje esse é um destino seguro e repleto de atrações envolventes, como o colorido centro histórico, os edifícios preservados na chamada Rota Real, inúmeros museus descolados, uma animada vida noturna e gastronomia com opções locais. (mais informações: site da organização polonesa de turismo)

  1. Atenas, na Grécia

Atenas sempre mereceu estar entre os destinos imperdíveis na Europa. Além de ser o berço da democracia e um excelente ponto de partida para visitar as famosas ilhas gregas, a capital da Grécia destaca-se pelo efervescente turismo em torno de monumentos da grandeza da Acrópole e do Partenon. (mais informações:  Guia Civitatis de Atenas)

3. Maribor, na Eslovénia

Conhecida internacionalmente como a cidade onde fica a videira mais antiga do mundo, com origem provável em 1570, Maribor é uma encantadora cidade na região central eslovena — o que contribui para que inclua esse destino entre uma temporada cultural em Liubliana e uma escalada ao monte Triglav no ponto mais alto do país, entre outras opções de roteiro. (mais informações:  Guia Expedia de Maribor)

  1. Viena, na Áustria

Reconhecida na Europa pelos movimentos de arte, design, música, além dos famosos cafés vienenses e tortas de dar água na boca, a capital austríaca abriga o estonteante Palácio de Schönbrunn. Este é um destino que vale a visita inclusive nos meses de inverno, pois tem muitas atrações em locais fechados e divertidas pistas de patinagem no gelo no centro histórico. (mais informações: Guia Civitatis de Viena)

  1. Cittadella, na Itália

Para fechar o Top 5 do ranking, um destino na região do Vêneto que surpreende pela combinação de beleza, valor histórico e potencial turístico. Famosa como a cidade amuralhada mais bonita e bem-preservada da Europa, Cittadella oferece a sensacional experiência de se caminhar por toda a extensão do seu muro de origem medieval. (mais informações: página oficial de Cittadella)

  1. Essen, na Alemanha

Com opções que vão de uma visita à Catedral de Essen para ver a Madona de Ouro a um ponto estratégico para tomar uma cerveja após pedalar pela cidade, vale a pena incluir este destino no seu roteiro de viagem. (mais informações: guia de Essen no site Alemanha Online)

  1. Veszprém, na Hungria

Veszprém acaba de ser eleita a Capital Europeia da Cultura de 2023 e não faltaram motivos para que essa vibrante cidade húngara fosse escolhida pela União Europeia. Além de abrigar diversas exposições de arte e eventos com performances musicais, este é um destino que transpira criatividade! (mais informações: página sobre Veszprém no site European Best Destinations)

  1. Londres, na Inglaterra

A capital inglesa dispensa apresentações: é mundialmente conhecida como um caldeirão de culturas e constantemente lembrada pelas notícias sobre a realeza britânica. Além dessas características emblemáticas, a “swinging London” está sempre a renovar as suas atrações culturais. (mais informações: site VisitBritain do Centro Brasileiro Britânico)

  1. Grenoble, na França

Capital dos Alpes franceses e composta por influências suíças e italianas, Grenoble fica num ponto estratégico para quem vai aventurar-se pelas trilhas de montanhas e estações de esqui ou simplesmente relaxar e apreciar uma vista magnífica das montanhas.(mais informações: artigo sobre Grenoble no site Explore France)

  1. Mannheim, na Alemanha

Mannheim é uma metrópole alemã que mistura atrações históricas a uma atmosfera jovial de cidade universitária e tem sido considerada como um destino imperdível de arte de rua que vale a pena conhecer na Europa. (mais informações: Guia de Mannhein no site Alemanha Online)

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply