A Câmara de Pinhel assinala, esta sexta-feira, a tradicional Via Sacra em modo online devido à pandemia.
«Face às limitações que ainda decorrem da situação de pandemia, a paróquia e o município de Pinhel entenderam por bem, este ano, assinalar a tradicional Via Sacra de um modo que permita a participação das pessoas, com segurança e em cumprimento pelas regras em vigor», refere a autarquia.
Na Sexta-Feira Santa, às 21 horas, será transmitido na página de Facebook do município um vídeo elaborado a partir de imagens de arquivo de edições anteriores da Via Sacra, narradas pelo pároco de Pinhel, padre Jorge Castela, sob o mote “Renovar a Esperança”.
«Não sendo a representação cénica que tem sido levada a efeito nos últimos anos, esta é a forma possível e segura de assinalar esta manifestação de Cultura e de Fé que era já um dos pontos altos do programa de eventos a cargo da autarquia pinhelense», acrescentam os promotores.
Por estes dias será também realizada uma exposição de fotografias nas ruas da cidade para «marcar o percurso das estações da Via Sacra», entre a igreja de Santo António e o castelo.
A ideia é permitir «a realização individual do percurso, num momento intimista de reflexão e de reconciliação, propício à renovação da Esperança», refere a organização.