Já é possível conhecer Linhares da Beira, Aldeia Histórica do concelho de Celorico da Beira, apenas com a ajuda de um telemóvel com acesso à Internet.
A Câmara celoricense criou uma aplicação para que os visitantes possam fazer uma visita guiada aos principais pontos de interesse da localidade. Denominado “A Lenda da Dona Lopa”, o ponto de partida para este périplo fica no Largo do Castelo. Segundo Marco Pitt, técnico do Gabinete de Comunicação do município, basta ter um telemóvel: «Faz-se a digitalização de um código QR e, a partir daí, os utilizadores são guiados pela Aldeia Histórica», adianta. Neste trajeto é feita uma contextualização histórica de Linhares da Beira, sendo que em cada ponto de paragem há um novo código QR que encaminha os utilizadores para um novo local. No total há nove pontos de interesse histórico a não perder.
A criação desta aplicação oferece a oportunidade de fazer uma «visita interativa e independente, em que cada um vai a seu ritmo. Os utilizadores seguem o mapa com os vídeos dos personagens da aldeia, que incorporam “A Lenda da Dona Lopa”», refere Marco Pitt. O projeto surge em parceria com a Associação das Aldeias Históricas de Portugal e, no final, os visitantes podem levar para casa um jogo de cartas com realidade aumentada dos edifícios históricos de Linhares da Beira.