A associação Veredas da Estrela angariou mais de 7.500 euros através de uma campanha de crowdfunding numa plataforma online. A campanha destina-se à «recuperação de ecossistemas e à prevenção de incêndios» na Serra da Estrela. Ao longo de seis semanas, mais de 80 pessoas contribuíram com a Veredas da Estrela.
Para Corinna Lawrenz, presidente da Associação, «a campanha foi um grande sucesso. Tanto na parte do valor angariado, como pelas 80 pessoas que contribuíram e nos mostraram que há uma comunidade por trás deste projeto. As pessoas vêem neste projeto um potencial que nós também acreditamos existir». Para além disso, a partir de agora a Veredas tem «um fundo comunitário com o qual podemos começar a trabalhar de forma mais consistente no terreno».
A partir de agora os membros da Veredas da Estrela podem «definir prioridades» do que querem fazer. A presidente da associação explica que «as ações de voluntariado vão continuar e é ponto assente que iremos investir alguma da verba nas áreas de proteção em volta das aldeias».
«Vamos decidir em conjunto» uma «estratégia que nos permita definir projetos para associar a estas áreas» para prevenir incêndios na região da Serra da Estrela, com mais incidência nas aldeias de Freixo e Figueiró da Serra, explica Corinna Lawrenz.