A Universidade da Beira Interior (UBI) uniu-se à Universidade de Aveiro e à Universidade do Minho, juntamente com os Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo para criar o consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
O EPIC pretende promover «o desenvolvimento e a inovação pedagógica» de todos os docentes das seis instituições e compromete-se com a «qualidade da experiência pedagógica dos seus estudantes, que nos últimos anos têm tido casos de sucesso de colaboração interinstitucional», adianta a UBI em comunicado. Segundo os promotores, um dos principais objetivos da iniciativa é reforçar «ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem». No âmbito deste consórcio, as instituições envolvidas pretendem ainda desenvolver percursos que tenham uma forte componente digital e com «especial atenção às áreas de Ciências Sociais, Humanas e Artes», assim como «consolidar» uma plataforma online com materiais e recursos destinados a «envolver e requalificar esta comunidade».
Será também realizada já esta semana as primeiras “Jornadas EPIC” entre 20 a 28 de junho. As jornadas serão online e visam o desenvolvimento pedagógico de docentes do ensino superior, estando previstas várias formações relacionadas com temas como a transformação digital na academia, a inclusão e a acessibilidade de todos os estudantes, o fomento do sucesso académico e a cocriação de experiências educativas em comunidade.