A Universidade da Beira Interior (UBI) e os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Manteigas assinam, esta sexta-feira, um Memorando de Entendimento a propósito do “Levantamento das Infraestruturas-Base da BEIRAVALLEY”.
O memorando é o ponto de partida «de um estudo a realizar nos quatro municípios envolvidos, que visa fazer o levantamento do parque habitacional disponível, dos alojamentos suscetíveis de ações de reabilitação e da sistematização do cronograma a curto/médio prazos dos novos alojamentos. Proceder-se-á ainda à sistematização de uma matriz de indicadores que avaliem as condições de conforto e habitabilidade dos alojamentos», revela o estabelecimento de ensino em comunicado enviado a O INTERIOR/Altitude.
Para além do levantamento de dados relativos à habitação haverá também análise de dados na perspetiva da qualidade de vida que lhe está associada e «e inclui as infraestruturas culturais, de educação, de prestação de cuidados de saúde, de estabelecimentos de comércio, de condições de mobilidade ou proximidade a espaços verdes e de lazer, entre outros indicadores de qualidade dos espaços urbanos», acrescenta a UBI.
Na sessão de assinatura do memorando que decorre na Reitoria da universidade, às 17h00, estará presente o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Eduardo Anselmo de Castro.