Região

Túnel reabriu na Serra da Estrela mês e meio antes do previsto

Escrito por Luís Martins

A Infraestruturas de Portugal (IP) reabriu ao trânsito esta sexta-feira o túnel da EN 338, estrada que dá acesso à Torre, na Serra da Estrela.

A conclusão da empreitada de reforço daquela estrutura foi antecipada em mês e meio, uma vez que, inicialmente, a empresa previa o fim dos trabalhos para 18 de agosto. Contudo, a circulação no local voltará a estar condicionada nos dias 27 e 28 deste mês para permitir a conclusão da pavimentação da via.

A obra representou um investimento global de 300 mil euros e consistiu na «reparação das patologias identificadas nas paredes interiores e nas zonas de entrada e saída do túnel, bem como a repavimentação da estrada, para garantir a reposição das condições de circulação rodoviária», adiantou a IP em abril.

Situado a uma altitude entre os 1.650 a 1.700 metros, o túnel está sujeito a grandes amplitudes térmicas e a sazonais ciclos de gelo e degelo. Enquanto decorreram as obras os automobilistas tinham como alternativas para aceder à Torre a EN232, a partir de Manteigas, seguindo até ao Sabugueiro, para retomarem a EN 339/EN338 até ao ponto mais alto de Portugal continental.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta