A Câmara de Seia promove a partir de sexta-feira e até 7 de março a Semana da Proteção Civil em homenagem aos agentes do setor e para promover as competências de segurança.
Em comunicado enviado a O INTERIOR, a autarquia salienta que «a iniciativa tem por objetivos reforçar valores de cidadania, solidariedade, responsabilidade cívica e cultura de segurança, no sentido abrangente e transversal a toda a sociedade». Serão organizadas ações sistemáticas de prevenção, informação e sensibilização dirigidas a todas as faixas etárias da comunidade, mas também «da experimentação de técnicas terapêuticas para lidar com situações potencialmente traumáticas», adianta o município. O evento começa no Dia Internacional da Proteção Civil, com demonstrações de meios e agentes de proteção civil junto da comunidade escolar do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, acrescenta. Para os dias seguintes estão agendadas ações de formação sobre procedimentos de evacuação em situações de emergência, suporte básico de vida, primeiros socorros, o uso de equipamentos de extinção e medidas de autoproteção.
A iniciativa é organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em colaboração com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil Beiras e Serra da Estrela, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana (GNR), as associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Seia, São Romão e Loriga, a delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Unidade Local de Saúde da Guarda, através do Centro de Saúde de Seia.