Está a decorrer até domingo a segunda edição do Lãnd Innovation Week, em Manteigas. O evento é organizado pela autarquia e pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) com o objetivo de promover a matéria-prima da lã.
A iniciativa teve início no dia 29 de junho e prolonga-se esta semana, durante a qual a população e visitantes vão poder participar em residências criativas, oficinas de ilustração têxtil coletivas e também ouvir conversas temáticas. Em declarações A O INTERIOR, Célia Gonçalves, secretária-executiva da ADIRAM, afirmou que a edição deste ano tem um «grande reforço no envolvimento da comunidade», uma vez que, em maio, numa residência de cocriação, a população já tinha sido desafiada a «bordar e transformar» tecidos e roupas não usadas em pequenas «bandeirolas festivas» de lã, que estão agora a enfeitar as ruas da vila. Estão ainda programadas visitas guiadas às fábricas Ecolã e Burel Factory, onde será possível observar objetos e ofícios aos quais correspondem muitos dos nomes que estão bordados nas bandeirolas.
Estas duas fábricas «inovadoras» sediadas em Manteigas têm contribuído para que a vila seja «uma referência no que diz respeito ao aproveitamento da lã», afirma Célia Gonçalves, segundo a qual, com esta iniciativa, a ADIRAM e o município também querem «juntar-se a esta corrente de inovação, pois juntos somos mais fortes». O Lãnd Innovation Week integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, sendo um dos objetivos do evento que «novas dinâmicas associadas à lã» possam emergir no âmbito da comunidade ou do meio empresarial, refere a responsável.