Região

Rewilding Portugal libertou primeiros “Tauros” em Vale Madeira

Http://www.instagram.com/noyfotografia
Escrito por Efigénia Marques

A Rewilding Portugal libertou uma manada de 15 “Tauros” (bovinos selvagens), nos cerca de 600 hectares da área do Ermo das Águias, em Vale de Madeira, no concelho de Pinhel, no Grande Vale do Côa.
«O efetivo que agora habita na área “rewilding” do Ermo das Águias desempenhará um papel vital na recuperação e restauro ecológico dos habitats nesta paisagem “rewilding” em Portugal», refere a associação em comunicado. Segundo a Rewilding, «este é um marco importante como parte dos esforços de conservação e restauro ecológico que estão a ser realizados pela equipa da Rewilding Portugal» na região do Vale do Côa. «Embora a zona do Ermo das Águias onde os “Tauros” andam à solta não esteja atualmente aberta ao público, será acessível e segura para os visitantes no futuro. A equipa planeia criar percursos pedestres com sinalização informativa, que incluirá instruções claras sobre o que fazer ao encontrar os “Tauros”, nomeadamente como manter uma distância respeitosa», adianta a organização ambientalista sediada na Guarda.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

1 comentário

  • Esta brincadeira fica pelo modesto preço de €3000 por cada animal. Para quem não sabe, pelo mesmo valor, poderiam ter sido comprados pelo menos o triplo, ou quase dez vezes mais se fossem bezerros, dos animais de alguma das raças nacionais. Isto é literalmente ter mais dinheiro do que juízo e o desbaratar do dinheiro dos doadores. O investimento em raças nacionais não só teria exactamente o mesmo efeito em termos ecológicos, como contribuiria para a manutenção destas que existem em números cada vez mais reduzidos.