O compromisso era plantar tantas árvores quantos clientes passassem pelo restaurante Cova da Loba, em Linhares da Beira, durante o mês de dezembro 2022. Dois meses e meio depois, Paulo Mimoso cumpriu o objetivo e, com a colaboração da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, plantou 900 árvores numa área ardida da Serra da Estrela no último
Verão.
O proprietário do Cova da Loba adianta que não podia ficar indiferente ao que se passou. «Senti-me na obrigação de fazer alguma coisa porque é a segunda vez que esta área do Parque Natural da Serra da Estrela é devastada pelo fogo em pouco mais de cinco anos e é de facto preocupante. Temos que fazer aquilo que os nossos antepassados já fizeram porque hoje estamos cá nós, mas vão ficar os nossos filhos e netos. Espero que este pequeno contributo venha a beneficiar todos aqueles que por cá hão de ficar», disse a O INTERIOR.
A campanha realizada durante o mês de dezembro no famoso restaurante da Aldeia Histórica do concelho de Celorico da Beira permitiu adquirir 900 árvores, que foram plantadas na passada quinta-feira. «Nesse mês o objetivo era que cada cliente iria valer uma árvore e conseguimos 900, tal e qual o número de clientes que tive em dezembro», refere Paulo Mimoso, que contou com a colaboração da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas na ação de reflorestação realizada no lugar do Pedrão, na área da freguesia de Santa Maria, em Manteigas.
«Os alunos foram parceiros fundamentais e também tivemos o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que nos indicou o local onde proceder à plantação», revela o empresário. A ação envolveu cerca de 50 pessoas.