Região

Resiestrela investe em novo parque de tratamento de resíduos

Escrito por Jornal O Interior

A Resiestrela, empresa de tratamento de resíduos sólidos urbanos que opera na região, concretizou um investimento de mais de 1,1 milhões de euros na implementação de um novo parque de Maturação de Resíduos Urbanos (RUB).
O objetivo desta área é aumentar a capacidade «de tratamento mecânico e biológico» destes resíduos, de forma a possibilitar «a redução da deposição de RUB em aterro», o que permitirá cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente.
O investimento agora anunciado permite ampliar a área de maturação existente no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Fundão, o que, de acordo com a empresa, irá garantir o «tratamento adicional de 10 mil toneladas de RUB, com vista à obtenção de um composto orgânico de qualidade e em cumprimento da legislação inerente às matérias fertilizantes». Com este tratamento, evitar-se-á que parte da matéria orgânica presente nos resíduos acabe em aterros sanitários. Este investimento faz parte de uma candidatura aprovada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que é financiada em 85 por cento.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply