A reconstrução e ampliação da escola EB1 de Lajeosa do Mondego, no concelho de Celorico da Beira, já está em curso e representa um investimento de 327 mil euros.
«As obras começaram há cerca de dois meses e é para ficarem prontas até 30 de junho, para estarem disponíveis no próximo ano letivo», adiantou o presidente da Câmara de Celorico da Beira. De acordo com Carlos Ascensão, durante a empreitada os cerca de 30 alunos da escola estão a ter aulas em instalações provisórias cedidas pela Junta de Freguesia. «Esta intervenção surge numa lógica de criação de melhores condições de conforto e funcionalidade que permitam satisfazer as atuais exigências regulamentares para instalações escolares», sublinhou o autarca.
O projeto está a ser executado com financiamento do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), com um investimento elegível de 327.296,18 euros e uma comparticipação comunitária de 278.201,76 euros, refere o município em comunicado a O INTERIOR. A empreitada abrange a reabilitação de duas salas de aula, uma sala de atividades, uma sala de professores, um refeitório, uma biblioteca, instalações sanitárias de alunos, professores e de mobilidade condicionada e um campo de jogos desportivo descoberto, para um universo de 44 alunos. Serão também feitos arranjos exteriores e o apetrechamento dos espaços com mobiliário e equipamento escolar.
Com a intervenção em curso ficará concluída a reorganização da rede estudantil do concelho, «potenciando ambientes escolares mais dinâmicos e motivadores, tanto para alunos como para profissionais do ensino, criando condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, promovendo um ensino inclusivo e estimulante para toda a comunidade educativa», considera a autarquia.