Região

Região vinícola “Terras da Beira” é Indicação Geográfica Protegida

Dsc 4575
Escrito por Efigénia Marques

A região vinícola “Terras da Beira” recebeu a classificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela União Europeia (UE), nas variedades de vinho, espumante e frisante.
A IGP é uma classificação ou certificação oficial regulamentada pela UE atribuída a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionalmente produzidos numa região. No caso da área “Terras da Beira”, a classificação surge porque «antigamente havia um vinho que era o Vinho Regional Beiras que incluiu vinho da região da Beira Interior, do Dão e da Bairrada. Isso em 2011 terminou e tivemos de criar um vinho regional novo. Fizemos o registo da IGP para Portugal e depois seguiu-se a tramitação necessária para a União Europeia. Tivemos que fazer um caderno, especificações, etc… Portanto para termos o vinho regional “Terras da Beira” protegido em termos europeus este é um caminho normal que se faz», referiu Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).
Ou seja, esta classificação vem dar maior segurança ao nome “Terras da Beira”, da mesma forma que «não se pode usar o termo Vinho do Porto num vinho que não seja da região do Douro, ainda que seja feito da mesma forma. Só se pode chamar champanhe ou vinho espumante quando produzido na região francesa da Champagne», exemplifica o responsável. Esta classificação não interfere «em nada» com a vida dos produtores e dos consumidores, vem apenas salvaguardar o vinho produzido nesta área geográfica. Situada no interior Centro/Norte de Portugal, a IGP “Terras da Beira” é a região vitivinícola mais alta de Portugal, com vinhas plantadas entre os 300 e 750 metros de altitude, num território dominado pelas Serras da Estrela, Gardunha, Açor, Marofa e Malcata.
A zona protegida abrange, segundo o Jornal Oficial da UE, «todas as freguesias de todos os concelhos do distrito de Castelo Branco e, no distrito da Guarda, abrange os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo (excluída a freguesia de Escalhão), Guarda, Manteigas, Meda (excluídas as freguesias de Fonte Longa, Longroiva, Meda e Poço do Canto), Pinhel, Sabugal e Trancoso».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply