Região

Regadio da Cova da Beira vai ter um investimento de 500 mil euros

Barragem Meimoa
Escrito por Sofia Caramelo

A Associação dos Beneficiários da Cova da Beira (ABCB) vai investir 500 mil euros na requalificação de infraestruturas do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova Da Beira (AHCB).

A Associação afirma que tem uma verba até 500 mil euros para «implementar projetos de execução» para a reabilitação e modernização de« infraestruturas» do AHCB. Para tal, foi aberto um concurso público para três projetos: a modernização das «redes secundárias de rega» do Bloco da Meimoa (180 mil euros); a «reabilitação» do primeiro troço do Canal Condutor Geral (CCG), do canal reservatório da Meimoa e do canal do Escarigo (200 mil euros);  a automatização e telegestão de «todos os blocos de rega» do AHCB (120 mil euros). Para este efeito, foi apresentada uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que já foi aceite pela autoridade de gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

A Associação dos Beneficiários da Cova da Beira foi fundada em 1989 e tem a seu cargo a exploração e conservação do AHCB, que inclui sete blocos (Meimoa, Belmonte e Caria, Sabugal, Covilhã, Fundão, Fatela e Capinha), que abrangem os distritos da Guarda e Castelo Branco.

 

Sobre o autor

Sofia Caramelo

Leave a Reply