A ligação ferroviária entre Pampilhosa e Guarda, pela Linha da Beira Alta, vai continuar encerrada até novembro. O troço está fechado desde abril de 2022 e, na altura, estava previsto que as obras de modernização da via decorressem por nove meses, pelo que a linha reabriria em janeiro deste ano, mas em outubro passado a Infraestruturas de Portugal (IP) alegou atrasos nos trabalhos e adiou a reabertura por tempo indeterminado.
Na semana passada, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, visitou as obras e comprometeu-se com a abertura da ferrovia a «12 de novembro».
«Estamos a renovar completamente a Linha da Beira Alta, que representa um investimento de cerca de 600 milhões de euros (financiado pela Comissão Europeia em 370 milhões de euros)», explicou o responsável aos jornalistas durante uma visita à obra, em Mangualde. «Vamos fazer instalações para comboios de mercadorias, suprimir todas as passagens de nível, criar uma ligação à Linha do Norte e estamos comprometidos com a data de 12 de novembro para reabrir a ferrovia», sublinhou o vice-presidente da IP, acrescentando que «alguns trabalhos continuarão depois da data prevista, mas o principal ficará feito e a expetativa é que os comboios possam circular depois dessa data».
Carlos Fernandes referiu que a Infraestruturas de Portugal vai «construir 16 quilómetros de novas variantes na Linha da Beira Alta e, com isso, poupar 25 a 30 minutos no percurso atual» e vão ainda «harmonizar a velocidade de circulação para cerca de 120 km/hora». Para o vice-presidente da IP, esta empreitada consiste na requalificação de uma «das linhas mais importantes do país – a linha que nos liga a Espanha e à Europa e que está muito direcionada para a área de mercadorias, pelo que a modernização terá um forte impacto no desenvolvimento do nosso sistema ferroviário».