Esta quinta-feira as Queijeiras da Covilhã são homenageadas com a oferta da Capa Queijeira e do livro “Queijeiras – As Guardiãs da Montanha”, no Museu da Covilhã, pelas 16 horas. As queijeiras da Serra da Estrela são responsáveis pela «produção do emblemático queijo da região, reconhecido nacional e internacionalmente», explicou a organização.
O Projeto “Queijeiras” é promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha em parceria com os Municípios da região da Serra da Estrela. O objetivo é homenagear as mulheres queijeiras da região com uma «capa em burel (tecido artesanal à base de lã e característico do território), desenhada por Sandra Pinto; e do livro que documenta as histórias de vida e trabalho destas mulheres, preservando a memória associada à profissão».
Os dois objetos estão à venda e os lucros revertem para um fundo que «oferecerá às Queijeiras um curso de empoderamento pessoal e profissional», para que tenham «ferramentas que lhes permitam direcionar a atividade profissional para um caminho que lhes traga satisfação e realização pessoal».