Os bombeiros da Covilhã resgataram quatro motociclistas na Serra da Estrela ao final do dia desta quinta-feira após terem sido surpreendidos pelo agravamento das condições climatéricas.
Os motards circulavam em motas todo-o-terreno na estrada municipal 509, entre Unhais da Serra e a Nave de Santo António, que estava interdita ao trânsito, e ficaram impedidos de continuar viagem devido à acumulação de neve. Decidiram então abandonar as motas e continuar a pé, não sem antes enviarem as coordenadas de localização aos bombeiros, bem como um pedido de ajuda.
«Pedimos ao Centro de Limpeza de Neve que abrisse a cancela da estrada e abrimos caminho com os limpa-neves até chegar a eles», adiantou Luís Marques, comandante dos Bombeiros da Covilhã, acrescentando que a operação contou com o apoio da Infraestruturas de Portugal e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. O alerta foi dado pelas 19h30 e o resgate envolveu três veículos e sete bombeiros, além de elementos do Centro de Limpeza de Neve e do posto de montanha da GNR.
Os turistas, um português, um suíço, um sueco e um australiano, foram encontrados em estado de «cansaço extremo». O comandante dos voluntários da Covilhã aproveita o episódio para alertar os visitantes da Serra da Estrela que «devem garantir que levam correntes de neve, levam os seus veículos abastecidos de combustível e que levam também roupas quentes. Devem ter o máximo cuidado e cumprir as indicações das autoridades, quer em relação às estradas encerradas, quer em colocarem-se em zonas onde não é permitido».