Região

Proteção Civil reforça dispositivo na Serra da Estrela

Estradas da Serra da Estrela transitáveis
Escrito por Luís Martins

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reforçou em 30 por cento o efetivo na região da Serra da Estrela para as épocas festivas que se aproximam.
Segundo o comandante da ANEPC, André Fernandes, o Plano Nacional de Operações da Serra da Estrela, que arrancou na segunda-feira, vai «até depois da Páscoa» e tem «cerca de 80 veículos que estão preparados de prevenção na serra, com capacidade 4X4, e cerca de 40 operacionais neste dispositivo conjunto integrado de diferentes entidades». Do dispositivo constam elementos dos corpos de bombeiros da região da Serra da Estrela, dos serviços municipais das Câmaras Municipais de Seia, Gouveia, Covilhã e Manteigas, e ainda a força especial de proteção civil e a unidade especial de socorro da GNR. Estas unidades integram também elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e das Infraestruturas de Portugal (IP).
«É isto que queremos, um dispositivo integrado e coordenado e, para isso, contamos não só com um dispositivo dedicado durante a semana e depois nos períodos, sejam eles de épocas festivas, feriados e fins de semana, ou eventualmente quando se verificar um maior afluxo de turistas à serra», acrescentou o responsável. Nesse sentido, haverá ainda duas bases permanentes das forças especiais da Proteção Civil em Valezim (Seia) e Unhais da Serra (Covilhã). «São 40 operacionais que consoante os períodos, quer sejam diurnos, noturnos, ou se houver necessidade de reforço, eles estão em estado de prontidão e avançam se for essa a necessidade» garantiu André Fernandes.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply