O projeto cultural “CriaCôa” está a apresentar a peça teatral contemporânea “Cartas D’Abril” em vários locais do distrito da Guarda, sendo a peça feita a partir de testemunhos e documentos produzidos nos 50 anos após o 25 de Abril de 1974. A peça vai percorrer vários palcos do distrito, estando a próxima atuação agendada para este domingo, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.
A peça já foi apresentada em Trancoso no Convento de São Francisco, (dia 18) e no Centro Cultural Miguel Madeira, em Vila Franca das Naves, (dia 19), estando previsto ser apresentada em vários outros palcos do distrito nas próximas semanas. Fundada e criada pelo projeto “CriaCôa”, a peça é descrita como «uma viagem ao passado vertido em documentos textuais, fotográficos e videográficos, obtidos junto da comunidade durante três períodos de residência artística e pesquisa em diferentes geografias», que permite ao público refletir «sobre as portas que Abril abriu e mais ainda sobre todas as que urge hoje escancarar».
A peça “Cartas D’Abril” é a primeira criação e circulação de teatro contemporâneo incluída no projeto “CriaCôa”, que é um projeto de criação artística com ações de capacitação que irão decorrer até 2025. As ações de capacitação acontecem uma vez por mês e é a partir delas que serão criadas as peças de teatro contemporâneo do projeto, afirmando o diretor artístico do “CriaCôa”, Simão Barros, que «as ações de capacitação têm como missão capacitar quer os públicos, quer os participantes das iniciativas, para que possam desenvolver criações cada vez mais capazes, com maior qualidade e com a maior sentido crítico»
As próximas peças do “CriaCôa” também já estão planeadas, estando prevista a próxima criação estrear em julho, em Vila Nova de Foz Côa, com a colaboração da Academia Sénior de Vila Nova de Foz Côa e, na época do Outono está previsto estrear mais uma peça com sede em Mêda, com o tema do vinho e as vinhas. Em 2025, também vão ser apresentadas mais duas peças, uma com sede em Almeida e outra com sede em Trancoso.
O “CriaCôa” é um projeto da CARB (Cooperativa Artística da Raia Beira) em parceria com A Geradora – Cooperativa Integral (Trancoso), a Associação Cultural Conheça a Sua Aldeia – Freixo (Almeida) e o Centro Cultural e Recreativo da Mêda. Estão ainda envolvidos os municípios de Almeida, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Trancoso, e a Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo.