Foram divulgadas na segunda-feira, na Guarda, as conclusões do projeto transfronteiriço CRECEER.
Iniciada em 2017, a iniciativa juntou a região espanhola de Castela e Leão, a entidade regional Turismo do Centro de Portugal e diversos parceiros dos dois lados da fronteira. O objetivo desta colaboração é a criação de redes de cooperação empresarial e transfronteiriças em meios rurais, envolvendo empresas das regiões abrangentes. «Este é um projeto que visa promover desenvolvimento coesão e sustentabilidade nestes territórios de fronteira», declarou a diretora do Departamento de Estratégia e Operações da Turismo Centro, Filomena Pinheiro.
Entre as conclusões destaca-se a promoção da cooperação empresarial nos meios rurais transfronteiriços, entre empresas e entidades do setor agroalimentar e turismo, assim como a criação de redes de cooperação transfronteiriça, bem como a melhoria da qualidade e design de produtos e serviços. Os promotores defendem também a criação de uma entidade comum de modo a valorizar recursos endógenos no mercado. «Temos de olhar para os nossos recursos para criar produtos sustentáveis e este projeto é uma oportunidade para nos envolvermos com o território», sublinhou Filomena Pinheiro.
O CRECEER vai ter continuidade e, desta vez, para aproximar os setores alimentares e turísticos da zona de fronteira e criar ações conjuntas de comercialização. Financiado por fundos europeus, o projeto foi lançado com o objetivo de melhorar a competitividade de pequenas e médias empresas nos setores turísticos e agroalimentar de Portugal e Espanha.