Cerca de 70 voluntários, entre os quais duas dezenas de crianças, iniciaram no sábado o projeto “Bosques de Valhelhas”, dinamizado pela Comunidade Local dos Baldios, que conta com a parceria da Coficab.
A iniciativa tem como objetivo a recuperação da mata centenária da Bota Rota, naquela freguesia do concelho da Guarda, que foi dizimada no grande incêndio que devastou o Parque Natural da Serra da Estrela em agosto de 2022. «Quando lançámos o desafio às empresas da região para esta missão de repor a mancha verde a que todos estávamos habituados (residentes e visitantes), a Coficab disponibilizou-se de imediato. Sendo atualmente a maior marca do concelho, não podíamos ter um parceiro melhor para alavancar este projeto, funcionando como exemplo e podendo incentivar outras organizações a associarem-se às nossas plantações do próximo outono», refere Filipe Sanches, presidente do conselho diretivo dos Baldios de Valhelhas.
No sábado, a primeira ação de reflorestação envolveu três dezenas de colaboradores da multinacional de fios e cabos para automóveis que ajudaram a plantar mais de 700 árvores de espécies autóctone, como carvalhos, freixos, espinheiros e azevinhos, entre outras.
«Este tipo de iniciativas vem demonstrar cada vez mais o compromisso que a nossa organização tem com o meio ambiente, assim como com as comunidades locais. Poder contribuir para a reflorestação de uma região tão afetada pelos incêndios de 2022 significa pôr em prática a nossa política de responsabilidade social e ainda dar um pequeno contributo para a neutralidade carbónica», afirma, por sua vez, Hugo Marques, gestor de Ambiente, Segurança e Sustentabilidade na Coficab.