Região

“Photopoint” como estratégia para atrair a passagem de emigrantes, em Vilar Formoso

Dsc 0008
Escrito por Efigénia Marques

A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa vai avançar com algumas iniciativas de captação de emigrantes e turistas para Vilar Formoso, que deixaram de passar na vila fronteiriça desde que abriu o troço da autoestrada que liga a Espanha.
Entre as várias medidas, a partir desta sexta-feira vai ser instalado junto da placa da fronteira um “photopoint”, com elementos físicos decorativos, nomeadamente uma bandeira nacional de grandes dimensões e uma peça escultórica em ferro. Dulcineia Catarina Moura, coordenadora executiva da associação que tem sede em Vilar Formoso, afirma que um dos principais objetivos da iniciativa é «manter viva a tradição da chegada dos emigrantes ao nosso país e de a marcarem, de registarem essa chegada. E hoje em dia, com o acesso às novas tecnologias da comunicação, isso faz-se cada vez mais com uma “selfie” que é partilhada nas suas redes sociais». A responsável acrescenta que «estamos em crer que apresentar este território como alternativa a um destino turístico privilegiado pelo bem-estar, boa gastronomia e vinhos, espaços de lazer e arte de bem receber, é uma opção que merece a cooperação e o envolvimento de todos».
Dulcineia Catarina Moura deixou ainda o apelo aos autarcas da região para que divulguem a atividade e levem os seus conterrâneos a parar novamente na fronteira de Vilar Formoso. De resto, a Câmara de Almeida já é uma das parceiras do projeto.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply