Região

Peritos norte-americanos vão apresentar relatório sobre área ardida

Dsc 0602
Escrito por Efigénia Marques

Vários especialistas norte-americanos em recuperação de áreas ardidas estão a trabalhar na Serra da Estrela e no distrito de Vila Real para apoiar as equipas do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Segundo aquele organismo, os sete técnicos da USAID Bureau for Humanitarian Assistance (BHA) estão no terreno desde o passado dia 17 até esta sexta-feira. São especialistas nas áreas dos solos, hidrologia e engenharia, e estão a colaborar «nos processos operacionais de estabilização de emergência em curso nas áreas ardidas de Vila Real e no Parque Natural da Serra da Estrela», refere o ICNF em comunicado enviado a O INTERIOR. No final irão partilhar, com os técnicos e investigadores portugueses de várias instituições, as metodologias seguidas nos Estados Unidos na área da estabilização de emergência, bem como os dados e informação recolhidos em Portugal. A vinda destes técnicos é financiada pela USAID e enquadra-se no âmbito do Programa de Intercâmbio de Peritos Internacionais promovido pela Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), com o apoio da embaixada americana em Portugal.
O BHA é o coordenador federal para a assistência internacional a desastres naturais em todo o mundo. Já o ICNF é a entidade que coordena as intervenções de estabilização de emergência, de reabilitação e recuperação de áreas ardidas no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply