O Cobertor de Papa e a obra “As Guardiãs da Montanha” foram distinguidos no concurso Peculiar Awards, cuja primeira edição se realizou este ano.
O Cobertor de Papa, desenvolvido pela Associação d’O Genuíno Cobertor de Papa, em Maçainhas, freguesia da Guarda venceu na categoria “Têxtil Peculiar”, e o livro “As Guardiãs da Montanha”, criado pela Associação Aldeias de Montanha, sediadas em Seia, distrito da Guarda, foi distinguido na categoria “Livro peculiar”.
O Portugal Peculiar nasceu em 2022, criado por pessoas ligadas ao setor da comunicação, com o objetivo de «promover o que de especial existe no nosso país». O lema da equipa é «Vamos ao Portugal mais ou menos profundo, por vezes desconhecido, buscar, ao fim ao cabo, aquilo que julgamos ser o melhor para lhe mostrar». Para isso criaram este ano o concurso “Portugal Peculiar” que pretende «agraciar os melhores dos melhores, sem entrega de troféus ou valores pecuniários».
O grande vencedor da primeira edição do Portugal Peculiar foi “A música portuguesa a gostar dela própria”, uma Associação sem fins lucrativos, de Utilidade Pública cujo projeto tem reconhecimento de Interesse Cultural, com sede em Serpins.