Celorico da Beira vai ter um museu que homenageia os feitos do aviador Sacadura Cabral «o ilustre filho desta terra, cujos feitos muito orgulham os celoricenses», segundo a autarquia.
Na próxima quinta-feira, no âmbito das comemorações do feriado municipal que celebra o nascimento do aeronauta, será oficializado um protocolo de cedência do espólio relativo aos feitos de Sacadura Cabral e do navegador Gago Coutinho, pelo comendador José da Silva Henriques. Esta coleção inclui peças relacionadas com o desempenho da atividade profissional do histórico aviador, além de objetos pertencentes à sua vida privada. O museu deverá ocupar um edifício que a Câmara Municipal de Celorico irá ainda recuperar.
Integrado nas celebrações do feriado que homenageia o aviador pioneiro, o protocolo será assinado na Biblioteca Municipal, pelas 15 horas.
Sacadura Cabral protagonizou, junto com Gago Coutinho, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro a bordo do hidroavião Lusitânia, a 30 de Março de 1922, abrindo assim caminho a novas rotas de navegação aérea.