Região

New Hand Lab abre segunda linha de candidaturas para residência artística

Captura De Ecrã 2024 09 09 144613
Escrito por Sofia Caramelo

O New Hand Lab (NHL) abriu este mês a segunda linha de candidaturas para o programa de residências artísticas “Teias Criativas”. As candidaturas procuram um designer, nacional ou internacional, que posteriormente será escolhido para integrar uma equipa artística de «uma criação comunitária» a ser realizada na Covilhã. O candidato receberá um cache artístico de 2500€ para a sua criação e ainda uma bolsa que contempla todas as despesas da estadia, durante os 30 dias de residência no NHL, na Covilhã.

Esta segunda “open call” procura designers no «universo do design de comunicação» para desenvolverem um «projeto único e especial» no New Hand Lab, sendo o vencedor escolhido por um júri selecionado pela organização, afirma o NHL. Os designers podem concorrer até dia 30 de setembro e os projetos artísticos submetidos devem estar relacionados «não só com a criação artística comunitária», que parte do património têxtil e industrial, mas também com «o conceito de design de comunicação», informa o New Hand Lab.

O designer vencedor irá depois ser convidado a integrar a equipa artística responsável pela criação comunitária, cuja liderança está a cargo da artista Marian Van Der Zwaan. O New Hand Lab, sublinha ainda que a COOLABORA, (parceiro oficial de apoio à criação), fará a «ponte do projeto artístico» com a comunidade cigana do bairro do Cabeço, no Tortosendo, que foi escolhida para integrar e participar nesta criação.

A obra final será inaugurada na TIDC ( Trienal Internacional de Design da Covilhã)  como exposição temporária e depois, vai circular pela rede de parceiros, até voltar ao NHL e integrar a sua coleção privada.

Sobre o autor

Sofia Caramelo

Leave a Reply