Região

Município do Sabugal cria espaços de “coworking” nas freguesias

Dsc 0011
Escrito por Efigénia Marques

A autarquia do Sabugal quer criar este ano espaços de “coworking” em todas as freguesias do concelho e investir 1,2 milhões de euros num “Smart Work Center – Centro Empresarial” na cidade.
A rede municipal de espaços de “coworking” será concretizada em duas fases, num investimento estimado de 300 mil euros. A primeira fase, com um investimento de 100 mil euros, inclui a criação de 21 espaços de teletrabalho, dois dos quais já estão a funcionar no Centro Dr. José Diamantino dos Santos, no Sabugal, e no Centro de Negócios Transfronteiriço, no Soito. Os restantes serão implementados em instalações indicadas pelas Juntas de Freguesia nas localidades de Águas Belas, Aldeia do Bispo, Aldeia de Santo António, Aldeia Velha, Alfaiates, Bendada, Casteleiro, Cerdeira, Foios, Lajeosa, Malcata, Moita, Quadrazais, Rapoula do Côa, Rendo, Ruivós, Ruvina, Santo Estevão e Vale de Espinho.
Segundo Vítor Proença, autarca sabugalense, o projeto será estendido posteriormente às restantes freguesias do concelho raiano até ao final do ano. O objetivo é «apoiar colaboradores de entidades públicas e privadas, profissionais liberais e estudantes, disponibilizando o acesso a espaços de trabalho equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet», adianta o edil, referindo que os espaços entrarão em funcionamento «à medida que a Altice coloque as infraestruturas necessárias» para acesso à Internet «em condições». Para o parque industrial está projetada a instalação de um “Smart Work Center – Centro Empresarial”, que será equipado «com tecnologias de ponta, para fixação de empresas das novas áreas tecnológicas, onde disponibilizamos instalações e serviços partilhados», refere Vítor Proença. A requalificação de um edifício está a concurso, sendo que município prevê investir 1,2 milhões de euros neste projeto, que tem financiamento europeu de 85 por cento.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply