Região

Município do Fundão integra consórcio que vai criar soluções de prevenção de incêndios

Escrito por Efigénia Marques

O município do Fundão integra um consórcio para desenvolver metodologias técnicas e inovação tecnológica para a prevenção de incêndios florestais.
O SENFORFIRE – Cost-Effective Wireless Sensor Networks for Forest Fire Prevention and Early Detection tem início este mês e terá um orçamento de 1,7 milhões de euros. O projeto pretende recorrer «a redes de sensores sem fios (WSN) de baixo
custo para monitorização e alerta precoce de incêndios florestais, o que irá favorecer a
transição digital da gestão de riscos ambientais. Irá financiar investigação e desenvolvimento de novas tecnologias para as redes de sensores sem fios (WSNs) e colocar essas tecnologias ao serviço do combate a incêndios no ambiente rural, natural e florestal, incluindo a interface urbano-rural. Prevê-se, ainda, a instalação de ações-piloto nos municípios de Castilla y León, Extremadura, Fundão e Andorra», refere a autarquia fundanense em nota enviada a O INTERIOR.
O SENFORFIRE também contempla ações de formação da população jovem para adquirir novas competências profissionais, melhorando «o acesso a emprego de qualidade e o empreendedorismo nas zonas rurais». Na mesma nota, o vereador da autarquia do Fundão, Pedro Neto, refere que «uma das prioridades do município é a proteção do nosso património florestal e, através deste programa, temos a oportunidade de dar um impulso importante nesta área».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply