A Santa Casa da Misericórdia do Fundão prevê investir 7,5 milhões de euros em 2022 na ampliação e requalificação do velho lar e na adaptação do Hotel Príncipe da Beira a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).
Com estes projetos, a instituição passará a dispor de um total de 100 camas e de um novo serviço de apoio domiciliário para 70 utentes. A reconversão da antiga unidade hoteleira também permitirá aumentar os postos de trabalho, dos atuais 50 para 60. «A alteração agora aprovada permitirá alargar as áreas de intervenção social através da abertura de novas alas para utentes, cujo foco de intervenção assentará nos domínios da demência e outras doenças do foro mental. Será, pois, uma resposta social inclusiva que irá atenuar as necessidades sociais no concelho do Fundão», revelou Jorge Gaspar, provedor da SCMF, em nota enviada a O INTERIOR.
Quanto à adaptação do edifício da Misericórdia, a conclusão das obras estava prevista para o fim de 2021 e permitirão transformar o imóvel numa Unidade de Cuidados Continuados com 60 camas (30 de curta duração e 30 para longa duração). Os dois projetos terão uma comparticipação global de 5 milhões de euros graças à aprovação de duas candidaturas no âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.